2014-05-25

Massafeira Livre!

Massafeira foi um álbum duplo lançado em 1980, a partir do registro em estúdio de obras e performances de artistas que fizeram parte da Massafeira Livre, evento realizado em março de 1979, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

No ano de 1979, cerca de quarenta músicos, intérpretes, produtores e arranjadores que participaram da movimentação cultural em torno da Massafeira Livre viajaram para o Rio de Janeiro para gravar o álbum, que foi lançado pela gravadora CBS (hoje Sony Music).
A única faixa gravada durante o evento e incluída no álbum duplo foi "Senhor Doutor", de Patativa do Assaré. Foi a primeira vez que o poeta popular cearense se apresentou para o público da capital do seu estado.
O cantor e compositor Ednardo fez a direção artística, direção de produção e direção de estúdio do álbum Massafeira. A co-produção foi assinada por Augusto Pontes. A coordenação musical ficou a cargo de Rodger Rogério, Petrúcio Maia e Stélio Valle.




"...No intuito de ocupar espaços no mercado fonográfico e garantir sua profissionalização, surge no Ceará uma nova safra de compositores também disposta a enfrentar as dificuldades encontradas na carreira artística.

Augusto Pontes
No ano de 1979, essas tendências uniram-se através de um movimento musical que aglutinando todos os processos de criação, compositores, músicos e intérpretes, emergiu como um momento de renovação e ampliação dos espaços musicais. Tendo como produtor geral  Ednardo (Cantor e compositor cearense) e como coordenador Augusto Pontes (Poeta e compositor, também cearense), o movimento da Massafeira-Livre reuniu no Teatro José de Alencar em Fortaleza entre os dias quinze e dezoito de março de 1979, mais de duas centenas de artistas cearenses numa verdadeira confraternização musical.

Ednardo no Estudio CBS - RJ

Ednardo situa a importância do movimento:
"Guardadas as devidas proporções, o "Massa-Feira" é um projeto coletivo tão importante como a Semana de 22 (Semana da Arte Moderna) ou o Tropicalismo. Há toda uma proposta estética nova ali, um projeto coletivo."

O movimento culminou com a gravação de um álbum duplo na Épic Gravadora CBS-Rio sob a direção artística, produção e estúdio de Ednardo, uma co-produção de Augusto Pontes e com a coordenação musical de Rodger Rogério, Petrúcio Maia e Stélio Valle.
 
O movimento da Massa-Feira realmente abriu um novo ciclo da música popular cearense. Os compositores saídos desse movimento, diferentemente do que ocorreu com o Pessoal do Ceará dos anos sessenta, não sentiram a necessidade de migrar para o eixo Rio-São Paulo."
Trecho acima retirado do livro "Terral dos Sonhos"- de Mary Pimentel -2a ed. Fortaleza, Banco do Nordeste do Brasil/Gráfica e Ed Arte Brasil.
.
A caravana de artistas cearenses em hotel do bairro Santa Teresa, no Rio de Janeiro,
onde ficaram hospedados por cerca de um mês para a gravação do álbum Massafeira
 .
O Massafeira Livre, foi uma reunião de artistas de grande importância para o cenário cultural da época na região nordestina.
Patativa do Assaré
Sua contribuição para a música e a literatura foi grande. Infelizmente, os organizadores do evento não tiveram a preocupação de fazer um registro cinematográfico das apresentações, e o único registro gravado ( só fonográfico) ao vivo, é da apresentação de Patativa do Assaré, com a música "Senhor Doutor", e que foi a primeira vez que o poeta popular cearense se apresentou para o público da capital do seu estado.
 
Na época, o Brasil já conhecia célebres músicos do nordeste, tais como Luiz Gonzaga, Fagner, João Ramalho, etc... mas todos estes e outros mais, para se tornarem conhecidos, precisavam migrar para São Paulo ou Rio de Janeiro, e começavam a trilhar seu sucesso a partir daí, sendo depois conhecidos pela sua região de origem.
Com o evento do Massafeira Livre e a gravação do álbum tudo isso mudou, e muito músicos do nordeste começaram a trilhar sua carreira musical à partir de seus estados de origem, e daí para o Brasil e para o mundo!

Ainda no ano de 1979, cerca de quarenta músicos, intérpretes, produtores e arranjadores que participaram da movimentação cultural em torno da Massafeira Livre viajaram para o Rio de Janeiro para gravar o álbum, que foi lançado pela gravadora CBS (hoje Sony Music).

Ednardo fez a direção artística, direção de produção e direção de estúdio do álbum Massafeira. A co-produção foi assinada por AugustoPontes. A coordenação musical ficou a cargo de Rodger RogérioPetrúcio Maia e Stélio Valle. A única faixa ao vivo lembrando o Massafeira Livre foi a apresentação de Patativa do Assaré com Senhor Doutor, que foi editada e incluída no disco 1.

Artistas no palco do Teatro José de Alencar,
em Fortaleza, durante o festival Massafeira Livre

Em 2009, o Massafeira Livre completou 30 anos de realização, e Ednardo e os remanescentes do projeto, lançaram um livro comemorativo de fotos do evento de 1979, relançaram o disco em CD e realizaram vários shows em comemoração ao fato histórico.

Faixas do álbum Massafeira

Disco 1
  1. Aurora (Ednardo / Belchior) Intérpretes: Ednardo e Belchior
  2. Como as primeiras chuvas do caju (Ângela Linhares/Ricardo Bezerra) Intérprete: Ângela Linhares
  3. Pé de Espinho (Rogério / Stone / Pinoquio) Intérpretes: Régis e Rogério
  4. Viravento (Vicente Lopes) Intérprete: Vicente Lopes
  5. Aviso aos navegantes (Lúcio Ricardo) Intérprete: Lúcio Ricardo
  6. O que foi que você viu ? (Stélio Valle /Chico Pio / Nertan Alencar) Intérprete: Chico Pio
  7. Brejo (Régis / Rogério / Ednardo) Intérprete: Régis
  8. Atalaia (Ferreirinha / Graco / Caio Sílvio) Intérprete: Ferreirinha
  9. Frio da Serra (Petrúcio Maia / Brandão) Intérpretes: EdnardoFagner e Marta Lopes
  10. Isopor (Wagner Costa) Intérprete: Wagner Costa
  11. Buenos Aires - Citroen (Sérgio Pinheiro / Stélio Valle) Intérprete: Sérgio Pinheiro
  12. Senhor Doutor (Patativa do AssaréIntérprete: Patativa do Assaré ao vivo
Disco 2
  1. O Sol é que é o quente (Alano Freitas) Intérpretes: Ednardo e Ana Fonteles
  2. Em cada tela uma história (Lúcio Ricardo) Intérprete: Lúcio Ricardo
  3. Cor de Sonho (Mona GadelhaIntérprete: Mona Gadelha
  4. Vento Rei (Zé Maia / Calé AlencarIntérprete: Calé Alencar
  5. O Rei (Tânia Cabral) Intérpretes: Teti e Tânia Cabral
  6. Jardim do Olhar (Fausto Nilo / Stélio ValleIntérpretes: Coro Massafeira
  7. O Sol Acordou (EdnardoIntérprete: Ednardo
  8. Estradeiro (Rogério Soares) Intérprete: Rogério Soares
  9. Pelos Cantos (Graco) Intérprete: Graco
  10. Não haverá mais um dia (Pachelli Jamacarú) Intérprete: Pachelli Jamacarú
  11. Último raio de sol (Rodger Rogério / Clodo / Fausto NiloIntérpretes: Ednardo e Teti
  12. Reisado (Graco / Stélio Valle / Augusto PontesIntérprete: Ednardo

Más links?



No hay comentarios: